domingo, 22 de novembro de 2009

Castanhão - Minhas Conclusões!!


Imagens obtidas do site do Deputado Estadual Luis Pontes.

Olá leitores e amigos! Essa semana foi muito corrida. O fim de ano se aproxima e o tempo se esvai!
Ontem, fui a uma aula de campo, conhecer o açude Castanhão e a cidade de Nova Jaguaribara.
O Açude é fantástico!! Uma obra importantíssima para o estado do Ceará. Alta tecnologia e de uma magnitude eloquente. Para sua construção, a cidade de Jaguaribara foi deslocada para outro local, onde surgiu a Nova Jaguaribara.
A estrutura montada para a nova cidade é incrível. Ruas e avenidas largas, bem cuidadas, casas de alvenaria e de excelente qualidade. Uma cidade planejada com riqueza de detalhes. A sua Igreja Matriz é uma réplica fidedigna da anterior.
Mas, quais os choques encontrados?? Conversando com os moradores, percebemos que há um descaso muito grande das administrações municipais em fomentar a economia da cidade. Os moradores antigos não conseguiram se adaptar à nova realidade com a mudança e isso se reflete nas suas relações com o novo Lar.
As lembranças do seu torrão anterior ainda estão muito vivas. A minha crítica vai não para a obra do Castanhão, que acredito ser necessária e fundamental para o Estado. Observo, com pesar, a falta de comprometimento dos governantes, que subutilizam uma cidade com um potencial aguçado.
Se aquela gente não tiver uma ocupação, a cidade irá morrer. Como uma sociedade irá se desenvolver sem uma economia forte e sustentável?? Onde ficará a viabilidade desse município?? Antes, os moradores tinham livre acesso ao Rio Jaguaribe. Agora as águas do Castanhão são distantes e intocáveis para eles. Não podemos concordar com o descaso atual de seus representantes!! Os jovens se entregam às drogas, ao álcool e os índices de violência, prostituição, HIV, depressão e suicídio são alarmentes na Nova Jaguaribara, refletindo um momento conturbado e desesperador da comunidade.
O Castanhão não é o vilão. O descaso, a falta de apoio e de acompanhamento dos políticos, quanto ao desenvolvimento e crescimento da nova cidade, são os pontos negativos que afligem aquela população.


Adorei ter ido a esse local. Aprendi muito e, como todo nordestino, me encantei com a riqueza inestimável das águas do Castanhão!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Lia Pinheiro Alcoforado bom dia.
Tudo isso que foi citado é verdade, morei dois anos nessa cidade e os jovens consomem drogas em plena preça pra todos verem, tem uma pizzaria em frente ao mercado publico apartir da 6:00 é so sentar e pedir algo para comer e olhar para o mercado quem em pouco tempo todos veiem jovenes de 13 , 14 ... anos com um cigarrinho e outras coisas na mao e a polícia nao pode fazer nada porque nao vai ter o apoio para combater as drogas na Nova Jaguaribara a cituação é alarmante

Lia Skaty Pinheiro disse...

Lamentável constatação! Obrigada pela visita e participação!

Postar um comentário